jan. 2018

Núcleo Sabores de Juruaia, está no Empreender Competitivo

Núcleo de Gastronomia da ACIJU – Sabores de Juruaia, está no Empreender Competitivo

Projeto de Juruaia foi selecionado entre 59 de todo o Brasil

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) divulgou 59 propostas aprovadas para a nova etapa do Empreender Competitivo 2017-2019, dentre elas, a proposta elaborada pela ACIJU – Associação Comercial e Industrial de Juruaia para o Núcleo de Gastronomia Sabores de Juruaia. A partir de 2018, o núcleo setorial já iniciará a implementação e o desenvolvimento das ações previstas.

O grupo formado atualmente por 8 empresários, começou a se reunir em meados de agosto de 2016 na ACIJU, e após algumas reuniões utilizando uma metodologia aplicada pelo Programa Empreender, o METAPLAN, identificaram uma série de dificuldades e problemas enfrentados durante o dia-a-dia de suas empresas. A partir daí o núcleo formatou ações e eventos que foram realizados com sucesso, como o 1º Festival Gastronômico Sabores de Juruaia, promovido junto à 20ª Felinju.

Para o Empreender Competitivo, a CACB recebeu 245 propostas no total, de 10 estados distintos. Foram aprovadas 12 propostas em todo o estado de Minas Gerais, sendo que apenas 2 trabalharão empresas do setor de bares, restaurantes e lanchonetes. A consultora do programa Empreender em Juruaia, Ana Angélica, comemora a seleção. “Foi gratificante saber que a proposta encaminhada pelo núcleo Sabores de Juruaia foi selecionada diante de tantos projetos em todo o país, um reconhecimento ao trabalho e dedicação dos empresários envolvidos”.

Núcleos maduros em foco

O Empreender Competitivo é desenvolvido pela CACB em conjunto com as Associações e Federações Comerciais de cada estado. A iniciativa é direcionada a núcleos que tenham pelo menos 18 meses de atuação e/ou sejam autossustentáveis, sendo uma excelente oportunidade para as empresas nucleadas que necessitam de apoio para desenvolver ações que melhorem a sua competitividade, como consultorias para a melhoria dos processos, capacitações dos presidentes e funcionários, certificações, missões técnicas, estudos de marketing e de mercado, entre outras atividades.

Para o presidente da ACIJU José Antonio da Silva, as empresas que integram o núcleo Sabores de Juruaia terão a oportunidade de obter um grande crescimento individual por meio de ações em conjunto: “Podemos dizer que eles passaram para o próximo nível do desafio exigido pelo mercado: a busca pelo aprimoramento dos processos internos das empresas, da qualidade dos produtos e serviços, e a melhoria no atendimento ao consumidor. Tudo isso através do associativismo e das ações promovidas pela ACIJU, Sebrae, Federaminas e CACB”.